Pink Floyd – On The Turning Away

“On The Turning Away” é uma das mais belas canções editadas pelos Pink Floyd. Escrita nos anos 80 por David Gilmour e Anthony Moore, a letra da canção contém, para mim, uma das mensagens mais poderosas de toda a discografia da banda britânica. Não é de admirar que esta canção se tenha facilmente tornado numa das minhas canções favoritas desta mítica banda e, por consequência, marcado grande parte da minha juventude.

A letra é uma ode aos oprimidos e àqueles que são votados ao esquecimento pela sua condição social e pela injustiça gerada pelo desenvolvimento desigual e heterogéneo em várias regiões desfavorecidas do nosso planeta. Na década de 80, altura em que a canção é escrita, vir-nos-ão à imagem as ondas de solidariedade de combate à fome em África e às injustiças geradas pelos conflitos resultantes da singular diversidade dos povos que compõem este tão nobre continente.

A letra é um alerta à indiferença humana perante aqueles que são injustiçados por fruto da sua condição social e das suas crenças. Por este simples facto, a mensagem manter-se-á sempre actual e perdurará por largas décadas entre os ouvintes desta canção. No entanto, quando era mais jovem imperava entre mim um ingénuo sentimento de que estes conflitos e consequentes desigualdades caminhariam, de certo modo, para uma solução. Nesta saudosa altura, “On The Turning Away” soava ao meu ouvido e tocava nos meus sentidos como um hino que move uma nação e comove o mais entusiasta e dedicado cidadão. Éramos assim nós, os jovens de então, iludidos com esta nobre missão: sacudir o mundo de todas as desigualdades e injustiças.

Segue mais abaixo a letra integral da música:

On the turning away
From the pale and downtrodden
And the words they say
Which we wont understand
Don’t accept that whats happening
Is just a case of others suffering
Or youll find that youre joining in
The turning away

Its a sin that somehow
Light is changing to shadow
And casting its shroud
Over all we have known
Unaware how the ranks have grown
Driven on by a heart of stone
We could find that were all alone
In the dream of the proud

On the wings of the night
As the daytime is stirring
Where the speechless unite
In a silent accord
Using words you will find are strange
And mesmerized as they light the flame
Feel the new wind of change
On the wings of the night

No more turning away
From the weak and the weary
No more turning away
From the coldness inside
Just a world that we all must share
Its not enough just to stand and stare
Is it only a dream that there´ll be
No more turning away?

* O vídeo do Youtube é de um concerto ao vivo e foi adicionado no ano de 2017.