Al Gore e o Aquecimento Global

Alerta Global

Os cientistas não fazem o que alguns apelidam de futurologia apocalíptica quando nos alertam para o perigo que a actividade humana pode implicar no nosso eco-sistema.

Hoje, biliões de pessoas são afectadas pelas alterações no nosso eco-sistema. O Aquecimento Global é uma dessas alterações. As “irregularidades climatéricas” a que assistimos diariamente são a consequência deste fenómeno e de muitos outros. Como por exemplo, a diminuição vertiginosa da extensão da selva amazónica e da destruição da fauna ímpar e única desta região da América do Sul, o “pulmão do mundo”.

A consciencialização da sociedade em geral é preponderante. Há governos e instituições internacionais que já tomaram medidas para atenuar os seus efeitos. São, com toda a certeza, medidas corajosas e sensatas.

No entanto, é inevitável não falar dos Estados Unidos. A não rectificação do Protocolo de Quioto condicionou a sua eficácia. O argumento da Administração Bush é o de que este interferiria negativamente no crescimento económico norte-americano. Esta tomada de posição deu origem a inúmeras críticas de vários quadrantes políticos internacionais, inclusivé dentro do próprio círculo político americano.

Neste últimos anos, dentro deste círculo vários notáveis têm-se destacado. Um deles é Albert Arnold Gore, político que eu particularmente admiro. Al Gore, não inventou a Internet mas foi uma das figuras que mais contribuiu para o impulsionamento da Internet e assim marcou a nossa sociedade. Agora, Al Gore quer deixar a sua marca numa espécie de revolução ambiental.

O seu livro sobre o Aquecimento Global, “An Inconvenient Truth”, tornou-se um Best-Seller nos Estados Unidos e teve grande aceitação entre a opinião pública. O sucesso deste livro ditou a criação de um documentário sobre os efeitos do aquecimento global. Mais um passo importante foi dado na consciencialização da sociedade para o problema do meio-ambiente. Deixo então alguns links que encontrei sobre o assunto e um artigo interessante do Expresso.

Artigo do Expresso

Trailer do Documentário “An Inconvenient Truth”

Wiki – “An Inconvenient Truth”

Wiki – “Al Gore”

Wiki – “Aquecimento Global”

2 comentários em “Al Gore e o Aquecimento Global”

Os comentários estão fechados.