Os Meus Filmes de Sempre, A Missão (1986)

Capa do Filme "A Missão"
Capa do Filme "A Missão"

Desconheço grande parte da obra do realizador Roland Joffé mas posso afirmar descontraidamente que esta é uma obra-prima do realizador inglês.

O filme tem uma forte componente histórica, tem como pano de fundo o conflito entre os padres Jesuítas e os reinos de Portugal e Espanha que antecede e sucede à assinatura do Tratado de Madrid.

No tratado foi acordado entre os dois reinos uma expansão territorial do império Português em detrimento de território sul-americano pertencente a Espanha. Até então, a posse do território em questão havia sido estabelecida na assinatura do Tratado de Tordesilhas.

No filme, é retratada em particular a vida de Rodrigo Mendoza (Robert de Niro) que procura a absolvição dos seus pecados e a do padre jesuíta Gabriel (Jeremy Irons), dividido entre os valores humanistas do cristianismo e o poder de quem representa institucionalmente a mesma religião.

Para além deste retrato, temos a oportunidade de conhecer as várias comunidade jesuítas que disseminaram a cultura europeia e o cristianismo junto dos Guarani, indígenas do continente sul-americano, e, as várias personagens políticas implicadas na assinatura do tratado.

Há que acrescentar que a beleza do filme é indissociável da majestosa banda sonora que o acompanha e que é um trabalho monumental do compositor Ennio Morricone. É uma experiência poderosa se sentirmos na sua essência os sons, o filme e os valores nele representados.

Está na minha lista de favoritos e é um daqueles filmes de sempre :)

——

Som Clique aqui e oiça algumas samples da banda sonora

7 comentários em “Os Meus Filmes de Sempre, A Missão (1986)”

  1. Olá tive a ver o teu blog e vi que A missao e’ um dos teus grandes filmes, tenho de realizar um trabalho para a faculdade em qe preciso de explicitar ” a necessidade vital do “outro” ” nesse mesmo filme… sera’ que me podes ajudar?

    Obrigado

  2. Obrigado Daniela. Também gostei muito de ler o artigo que escreveu. É detalhado e muito informativo. Aliás todo o seu blogue parece-me muito interessante. Coloquei um link para ele na minha secção de links. :)

    Muitas felicidades para o seu curso de História. Cumprimentos!

  3. oi gostei muito desse filme eu fiz varios trabalhos encima desse filme valeu esse filme é muito bom!!!!!!!!!!!!!

  4. Olá Lucélia. Que bom conhecer mais uma apreciadora deste clássico do cinema. :) As paisagens do Brasil são magníficas e, concordo consigo, a história é uma fonte de inspiração. ;)

    Cumprimentos de Portugal.

Leave a Reply