Alerta Vermelho no Mar do Norte

Quadro de Robert HenriO norte da Europa está a ser fustigado por uma tempestade de dimensões consideráveis com ventos acima dos 140 km/h e ondulação superior a 20 metros, segundo relata o Instituto Norueguês de Meterologia (via Reuters). A notícia está a ser avançada esta noite por diversas agências noticiosas.

As autoridades dos vários países costeiros estão a encarar com seriedade esta situação pois a forte ondulação faz prever uma subida perigosa do nível da água. No entanto, a atenção principal recaí sobre a Holanda, país onde mais de um terço do território se encontra abaixo do nível da água.

Neste país, o risco de cheias é encarado com particular atenção dada a tipologia do território. Uma possível inundação poria em risco a vida de centenas de milhares de pessoas. As autoridades holandesas estão assim em alerta máximo e, como medida de prevenção, encerraram o maior porto marítimo da Europa para além de diversos diques situados ao longo da sua faixa costeira. O encerramento do porto de Roterdão é uma situação sem precedentes.

——
Imagem: “Marine – Storm Sea” (1911), quadro de Robert Henri