Intel Watchdog Timer Driver (Intel WDT no Windows 10)

Microsoft Windows 10

O Windows 10 dificultou a instalação personalizada de drivers no sistema operativo. Por um lado, a instalação automática facilita a utilização dos dispositivos que utilizam o sistema operativo da Microsoft. No entanto, por outro lado, a instalação de drivers específicos para componenentes de diversas máquinas é uma tarefa ingrata para o comum dos utilizadores.

Vejamos o caso deste driver da Intel. O Intel Watchdog Timer Driver não é um driver que se instale logo à primeira. Porquê? Porque o driver está escondido na aplicação “Gestor de Dispositivos” sob a designação de “Recursos da Placa Principal”.

Assim, deverá proceder à actualização manual recorrendo ao “Gestor de Dispositivos”. Se ainda não sabe, o gestor de dispositivos é o local ideal para a manutenção e actualização dos drivers do computador na versão 10 do Windows.

Em breve colocarei aqui umas capturas de ecrã. No entretanto passarei à explicação através de um esquema de passos.

Tenha em atenção que este é um procedimento normal mas, contudo, não poderei ser responsabilizado por eventuais conflitos que possam surgir na sequência desta ou outra actualização. A situação de conflito de uma “actualização via Windows” é rara mas poderá surgir se o driver da empresa responsável em questão estiver mal programado ou se o seu componente estiver danificado. Fica registada esta pequena nota importante.

Actualização de drivers da Intel

  1. Desloque o rato (sem clicar) até à “Janela do Windows”.
  2. De seguida, clique com o botão direito do rato sobre a “Janela do Windows”.
  3. Agora seleccione a opção Gestor de Dispositivos que se encontra debaixo da opção Sistema.
  4. Agora encontrará uma aplicação com uma lista de diversos componentes existentes no seu computador ou tablet da Intel.
    1. Nota #1: a partir desta aplicação poderá actualizar ou resolver eventuais conflitos ou problemas existentes nos diversos componentes.
    2. Nota #2: o procedimento para actualização de componentes é semelhante ao que será aplicado neste componente da placa-mãe (que se designa vulgarmente de Motherboard, dependendo da sua preferência).
  5. – Antes então de actualizar o componente da Intel, deverá aceder à opção “Ver” que se encontra na barra superior da aplicação.
    1. Importante: na opção “Ver” seleccione a opção Mostrar dispositivos ocultos. Se não efectuar este passo, é altamente provável que não encontre a opção em questão e não consiga resolver o problema da actualização.
  6. Agora, aceda à lista de componentes que se encontra na janela principal da aplicação e seleccione Dispositivos de Sistema (a lista revelará uma sub-lista com um número considerável de componentes e dispositivos).
  7. Encontre, então, nesta lista uma ou várias opções com a designação de “Recursos da placa principal”.
    1. Se encontrar duas ou mais entradas não se apoquente, terá de realizar o passo seguinte em cada uma das entradas.
  8. Agora, clique com o botão direito sobre a entrada “Recursos da placa principal” e escolha a opção Atualizar controlador do Software… 
    1. Nota: este passo pode ser aplicado em qualquer controlador existente no Windows e disponibilizado na aplicação Gestor de dispositivos
  9.  Seleccione a opção “Procurar automaticamente software do controlador atualizado”. O Windows 10 encarregar-se-á da actualização correcta do componente. Neste caso, estaremos a lidar com os drivers (“controladores” em português) dos Recursos da placa principal”.
  10. Repita este passo para qualquer controlador dos componentes existentes no Windows 10. O sistema operativo fará o download ou transferência dos drivers em questão.
    1. Se o componente estiver já actualizado, a Microsoft indicar-lhe-á que não é necessário proceder à actualização dos componentes em questão.

Pronto, está então resolvido o problema daquela actualização que lhe está a dar a volta à cabeça há algum tempo.

Alterações no Twitter

Logotipo do TwitterMais espaço para mensagens

O Twitter vai “aumentar” o limite de 140 caracteres para todas as publicações dos utilizadores mantendo os mesmos 140 caracteres como limite. Confuso, não é? Nem por isso, não para os fãs do Twitter.

Se é um utilizador desta rede social certamente já deparou-se com constrangimentos de espaço na publicação das suas mensagens. O princípio basilar do Twitter é o seu limite de 140 caracteres, uma característica distintiva que é explorada ao limite pela companhia responsável pelo Twitter.

Os utilizadores desta rede social costumam inserir com frequência menções a outros utilizadores com uma expressão precedida do símbolo “@” em conjunto com o nome de utilizador. As menções contam como espaço total e diminuem o limite de 140 caracteres, de acordo com a dimensão do utilizador em causa.

Quanto maior a extensão de um nome de utilizador, menor o espaço que um outro utilizador tem disponível para escrever uma mensagem em formato de resposta. Dentro de poucos meses tudo isto mudará. As menções a outros utilizadores deixarão de ser contabilizadas no limite de 140 caracteres e libertarão assim espaço precioso para as suas mensagens.

A boa notícia não termina aqui. Os endereços URL de Internet que muitas vezes estão ou são incluídos nas publicações deixarão, também, de ser contabilizados no limite total de caracteres.

Ou seja, em breve estes dois elementos serão “invisíveis” aos olhos do limitador de espaço do Twitter. Esta mudança enriquecerá os conteúdos da rede social e trará um pouco mais de justiça entre utilizadores.

Assim que esta alteração entrar em efectividade, os 140 caracteres atribuídos como limite a todos os utilizadores respeitarão única e exclusivamente ao texto da sua mensagem. Ou seja, mais espaço para o mesmo limite de texto.

A Nova Rede Social da Google

A gigante norte-americana de tecnologia anunciou nesta terça-feira a sua mais recente aposta no mundo das redes sociais, o projecto Google+. Sem data de lançamento oficial ainda marcada, a versão de teste da rede social já se encontra online sendo possível obter na Internet o feedback de alguns dos seus utilizadores. A inscrição pode ser efectuada através de convite ou por registo directo no site http://plus.google.com/

Sendo um concorrente directo da rede Facebook que criou o famoso conceito do “Like/Gosto”, a Google introduz com esta rede alguns conceitos novos como por exemplo: o Huddle (chat em grupo entre vários amigos); Círculos (partilha selectiva de conteúdos); Sparks (agregação de elementos multimédia e texto de forma simplificada); e, os Hangouts (comunicação vídeo entre os seus amigos e outros utilizadores).

Se quer obter informação detalhada aceda a este website:

http://www.google.com/intl/pt-PT/+/learnmore/index.html

Thunderbolt – A Nova Tecnologia da Apple

A nova tecnologia de transmissão de dados será apresentada pela Apple nesta quinta-feira (por ocasião do aniversário de Steve Jobs e aquando da apresentação dos novos Macbook Pro). Baseada no projecto Light Peak da Intel esta parece ser uma alternativa de peso ao protocolo USB 3.0 dada a elevada disponibilidade de largura de banda (cerca de 10Gbps). No futuro poderá mesmo vir a tornar-se num substituto do Firewire 800.

Quanto às antecipadas especificações dos novos portáteis MacBook, a Mac Rumors já confirmou neste artigo as do modelo de 13 polegadas o qual pesará pouco mais do que 2 Kg.

Especificações
– Processador Sandy Bridge Core i5 a 2.3 GHz e com 3 MB cache (dual-core)
– 4 GB de memória RAM DDR3 a 1333 MHz
– Disco Rígido de 320 GB de 5400 rpm
– Ecrã Glossy de 13 polegadas com resolução de 1280×800
– Placa Gráfica – Intel Graphics GPU HD 3000 com 384MB de RAM de memória partilhada
– Webcam com tecnologia Facetime de Alta Definição
– Superdrive de 8x
– Porta Thunderbolt com suporte para dispositivos I/O e conectores Mini Displayport de alta velocidade
– Slot para cartões SDXC, uma entrada Firewire 800 e duas entradas USB 2.0
– Saída de áudio digital
– Keyboard com backlit
– Peso deste modelo 2,04 Kg

iWork’11 – Available Exclusively for Download

“Apple’s revised plans currently call for the company to launch the new productivity suite alongside the forthcoming Mac App Store, these same people say. The applications included in the bundle — Pages, Numbers and Keynote — will be available for purchase individually when the Mac App Store debuts.

Those familiar with the matter said it remains undecided whether Apple will also release a retail box version of the iWork suite, as it has been sold previously. Alternatively, it could become the first piece of major Mac software from the Cupertino-based company to be available exclusively online.”

source

Apresentação do “Mac OS X Lion” da Apple

Oh boy. New Air? Verizon iPhone? Jobs grows a huge beard? Probably not. Apple wants to talk about “what’s new for the Mac,” which could mean some hardware — but the company definitely wants to talk software too. See that lion sneaking around behind the logo? Apple is bringing the media out to Cupertino to discuss (amongst other things) the next version of OS X. That’s right — a non-mobile product. If you think it’s too early for 10.7, don’t worry…

http://www.engadget.com/2010/10/13/apple-to-hold-media-event-october-20th-well-be-there-live/

Apresentação do Novo Tablet da Apple

“I spoke to a source at Apple this morning, before the invite hit my inbox, who said the event would likely focus on three projects: The tablet device, iPhone 4, and a new round of iLife 2010 software,” Morris wrote. “While we won’t see new iPhone hardware just yet, we will see the next-generation software.”

Morris went on to offer a caveat that Apple sometimes changes its mind about what products to introduce at the last minute. He noted last September’s iPod unveiling, when a new iPod touch was introduced without a camera due to rumored technical issues. Sources have told AppleInsider that the company still intends to add a camera to a future iPod touch.

The report also follows a rumor from earlier this month that Apple could ship a multi-touch version of iWork when the tablet debuts. It was not said whether iLife 2010 would be available for the tablet.

http://www.appleinsider.com/articles/10/01/18/tablet_iphone_os_4_0_ilife_2010_confirmed_for_apple_event_report.html

Adenda: nove dias mais tarde a marca apresentou pela primeira vez o “revolucionário (?)” iPad (no dia 27 de Janeiro de 2010).

Panda Cloud Antivirus (download)

Panda Cloud Antivirus

Ontem, foi lançada a versão final do novo anti-vírus da Panda Security. A novidade é que é um dos primeiros a funcionar segundo o conceito de “cloud computing” (“computação em nuvem”, se quiserem uma tradução literal). E o que é que isto significa? Significa que a maioria do processamento de dados será efectuado pelos servidores da empresa de anti-vírus em vez do computador do utilizador, como acontece tradicionalmente.

Não está nos meus planos instalar o software no meu computador. No entanto, recomendo o seu download a quem queira usufruir duma versão gratuita e completa desta aplicação. A crítica da imprensa especializada tem sido claramente favorável e o feedback dos utilizadores têm sido positivo em relação à sua utilização (simples e com consumo de poucos recursos). Assim, penso que o software será uma óptima solução para quem esteja farto do seu anti-vírus ou simplesmente queira mudar para uma versão sem qualquer custo.

Fica aqui o link para download: http://www.cloudantivirus.com/

Partilhem a vossa experiência! :)

Um Fenómeno Chamado Twitter

Logotipo do TwitterBarack Borat ou Homer Simpson? Votaria nestas personagens? Eu sem dúvida que sim, nas duas ao mesmo tempo! :)

Ando há poucos meses nas andanças do Twitter e, para além de ter descoberto o seu potencial, descobri utilizadores com uma queda especial para a escrita. Alguns no campo do humor, outros no das ideias bestiais e curtas.

É engraçado ao que um limite de 140 caracteres nos obriga. Há que pensar em encurtar a mensagem e dar o máximo de significado a cada palavra escrita.

Eu estou a gostar particularmente do desafio e do conceito desta ideia tão inovadora e com tanto sucesso. É simplesmente genial. No entanto, custa-me ainda compreender aquelas mensagens de personagens que escrevem coisas do género: “- Agora, vou tomar banho; – Agora, estou a comer; – Estou a comprar fruta; etc…”. Também, não entendo o pessoal que passa a vida a utilizá-lo como chat e depois queixa-se dos momentos em que o site está sobrecarregado com tráfego de dados. Porque não usar um software de Internet Messaging como o Messenger? Por exemplo.

O papel que o software do “passarinho azul” teve nas eleições iranianas de 2009 é, também, um fenómeno interessantíssimo para se analisar. A ferramenta deu poder, talvez pela primeira vez na história, a um número elevadíssimo de pessoas que quase em directo puderam denunciar a repressão de um regime totalitário. Contudo, neste momento particular, considero que o Youtube foi mais importante porque do seu lado teve o poder da imagem. Mas claro, nem todos nós temos uma câmara de vídeo sempre à mão e, como diz o velho ditado, a caneta é a mais forte quando a usamos como uma arma (neste caso, uma “caneta digital”).

Bem, no início, o que eu queria mesmo neste artigo era falar sobre os meus dois personagens favoritos na esfera do “pássaro azul”. Mas, como não tenho um limite “x” de palavras, acabei por “esticar-me” além das 140 letrinhas. O conceito do Twitter resolveria este pequeno problema! ;)

Quem quiser pode seguir-me em http://www.twitter.com/flechaquebrada

Cumprimentos! :)

Videoconferência no Novo iPhone 4G

iPhone de 4ª Geração

Será que é desta que o telemóvel das “mil maravilhas” vai ter videoconferência? Uma características que os outros já possuem há alguns anos.

Bem, os boatos parecem apontar para que essa “pequena evolução” venha realmente a acontecer – reparem na imagem, no canto superior-esquerdo.

Contudo, parece-me uma transição inevitável para um gadget que custa várias centenas de euros e propagandeie a rede de terceira geração (3G), quase como que se a tivesse criado. Alguns utilizadores da Apple também têm passado essa mensagem.

O atraso deste “telemóvel”, em relação à videoconferência, é muito semelhante à incapacidade de recepção e envio de mensagens MMS (salvo alguns truques), uma situação relativamente recente. Fica assim então, a curiosidade e expectativa em relação ao iPhone de 4ª geração. Vamos ver…