A Divulgação da Lusofonia Na Internet

No estrangeiro, por vezes, a única forma de acedermos à língua portuguesa é através dum computador e uma ligação à web. O que significaria ver algo em Português?

Para mim, seria a oportunidade de nos libertarmos duma qualquer outra língua estrangeira e talvez menos familiar.

O Streaming…

O advento da Internet e a disseminação da banda larga tornaram inevitável a criação de mais uma forma de veicular informação. Desta vez, o streaming de vídeo. Com esta tecnologia é-nos possível ter uma experiência mais próxima da tradicional televisão, o meio que causou mais impacto na sociedade no século XX.

Se estivermos no estrangeiro a utilizar a Internet e quisermos, por exemplo, ver as notícias através da nossa ligação podemos aceder a um número substancial de sites em Português. No entanto, desta vez a minha opção é aceder aos conteúdos vídeo de duas estações de televisão, a RTP e a SIC.

Façamos então o seguinte exercício, vamos assistir ao Telejornal da RTP e depois ao Jornal da Noite da SIC.

Telejornal

RTP.pt >> http://multimedia.rtp.pt/ >> Vídeos On-Demand >> Informação Diária >> Telejornal >>….

(Conteúdo Acedido com Sucesso)

Jornal da Noite

SIC On-Line >> (procuro pelo Jornal da Noite no motor de busca) >> SIC TV >> Emissão em Directo – “Veja a SIC Notícias 24 Horas por Dia na Internet” >>…

(Acesso Negado, Conteúdo Exclusivo)

Mensagem…

Sem querer ser moralista,
considero que expressar-nos na nossa língua materna é uma mais-valia quando nos queremos aproximar do nosso país de origem. Quando há essa possibilidade, a de ouvir português, somos encarecidamente recompensados por quem desta forma nos quer comunicar.
Não há dever mas é bom divulgar, por esse mundo fora, a nossa querida língua tão enriquecida por Luís de Camões, Fernando Pessoa e por todos os países lusófonos