A TVI e o Ambiente de Helicóptero

HelicópteroWell… a propósito do Dia Europeu Sem Carros que acontece todos os anos a 22 de Setembro.

Neste dia e apesar de ser Sábado, lembrei-me que para saber o estado do trânsito não seria necessário ligar a televisão pois ele não existiria. (Diga-se de passagem que foi uma brilhante conclusão minha… :) )

A ideia em si é muito boa pois permite-nos ter uma noção de como é um dia com um “reduzido índice de poluição”, tanto sonora como ambiental. Embora eu pense que no próprio dia a medida tem apenas efeito prático a nível sonoro.

Em Portugal e por vezes, quando penso em trânsito urbano e poluição “salta-me logo à frente” uma imagem de um dia de manhã. Nesse dia, enquanto fazia zapping na televisão, deparei-me com um helicóptero a fazer reportagem sobre o trânsito na área de Lisboa. Recordei-me logo das reportagens ao estilo americano e… claro, das vantagens do uso inteligente de câmaras de filmar… fixas.

Para além de possuírem um custo económico associado inferior, a utilização desse tipo de câmaras não implica qualquer tipo de impacto ambiental, o qual não se verifica quando há um uso de um helicóptero, circundado a cidade por mais do que uma hora. Ou seja, a não utilização desse tipo de transporte durante as manhãs seria quase como um “Dia sem Carros” passado a 22 de Setembro na cidade de Lisboa.

Assim, parece-me oportuno afirmar que deve existir um certo sentido de responsabilidade quando se reporta certas notícias… pois às vezes nós mesmos somos o alvo da nossa afirmação

——
Economia Portuguesa é umas das Mais Afectadas
“Portugal está entre os países europeus que mais poderá sofrer com o aquecimento global (…)
Não travar o aquecimento global multiplicará as catástrofes que já hoje acontecem. As consequências económicas são comparadas às duas grandes guerras mundiais. “

30 de Outubro de 2006

Planeta vai continuar a aquecer durante Séculos
O relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (…) vai directo ao assunto: o século XXI vai chegar bem perto do «inferno», com temperaturas cada vez mais quentes e tendência para o aumento da frequência de secas e de cheias, tudo por culpa do Homem. (…)
O relatório fez uma síntese única e exclusivamente dirigida aos quem têm nas mãos, o poder de decidir.

2 de Fevereiro de 2007

Diário da Manhã
“”O programa que o acompanha e que lhe dá toda a informação essencial para começar o seu dia vai estar no ar a partir das 7 da manhã.
(…) O Diário da Manhã vai fazendo a actualização permanente do trânsito com imagens de helicóptero, tal como lhe dará o panorama meteorológico para todo o território nacional.”

TVI