A localidade com o nome mais comprido do Mundo (Guinness World Records)

Tamatea MaoriNão, não adormeci e bati com a cabeça no teclado ao escrever o título desta publicação. (Adenda: vi-me obrigado a alterar o título e o URL porque os motores de busca não encaixam lá muito bem estas particularidades semânticas).

“Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu” é o nome de uma localidade situada na Nova Zelândia (Google Maps). A localidade detém uma marca no Guinness Word Records pela sua designação pouco habitual que contém 85 caracteres do alfabeto básico latino (norma ISO). Este feito faz com que a localidade detenha o record da “localidade com o nome mais comprido do planeta”.

O nome tem origem numa expressão Maöri e é uma alusão a um dos grandes exploradores desta civilização do Hemisfério Sul, o explorador Tamatea. Tamatea é considerado pelos nativos (e também pelos neo-zelandeses) como sendo uma personagem histórica de elevada importância para aquela que poderemos chamar a “era dos descobrimentos” da civilização Maöri.

Numa tradução livre, o nome da localidade significa: “O pico onde Tamatea – o homem com os grandes joelhos, o conquistador das montanhas, o aglomerante de territórios que viajou mais além – tocou a sua flauta de sopro nasal à sua grande amada.”

A título de curiosidade, no segundo lugar está uma localidade europeia situada no País de Gales (Reino Unido) cuja designação local é “Llanfair­pwllgwyngyll­gogery­chwyrn­drobwll­llan­tysilio­gogo­goch”. Ao invés da localidade neo-zelandesa, a pequena vila do País de Gales ganhou a sua designação num contexto histórico completamente diferente. No séc. XIX os habitantes escolheram esta designação para fins meramente promocionais e como forma de impulsionar o turismo nesta região.

Créditos da imagem: http://warrenpohatu.blogspot.pt/2011/12/tamatea-arikinui-takitimu.html

A Nova Rede Social da Google

A gigante norte-americana de tecnologia anunciou nesta terça-feira a sua mais recente aposta no mundo das redes sociais, o projecto Google+. Sem data de lançamento oficial ainda marcada, a versão de teste da rede social já se encontra online sendo possível obter na Internet o feedback de alguns dos seus utilizadores. A inscrição pode ser efectuada através de convite ou por registo directo no site http://plus.google.com/

Sendo um concorrente directo da rede Facebook que criou o famoso conceito do “Like/Gosto”, a Google introduz com esta rede alguns conceitos novos como por exemplo: o Huddle (chat em grupo entre vários amigos); Círculos (partilha selectiva de conteúdos); Sparks (agregação de elementos multimédia e texto de forma simplificada); e, os Hangouts (comunicação vídeo entre os seus amigos e outros utilizadores).

Se quer obter informação detalhada aceda a este website:

http://www.google.com/intl/pt-PT/+/learnmore/index.html

Thunderbolt – A Nova Tecnologia da Apple

A nova tecnologia de transmissão de dados será apresentada pela Apple nesta quinta-feira (por ocasião do aniversário de Steve Jobs e aquando da apresentação dos novos Macbook Pro). Baseada no projecto Light Peak da Intel esta parece ser uma alternativa de peso ao protocolo USB 3.0 dada a elevada disponibilidade de largura de banda (cerca de 10Gbps). No futuro poderá mesmo vir a tornar-se num substituto do Firewire 800.

Quanto às antecipadas especificações dos novos portáteis MacBook, a Mac Rumors já confirmou neste artigo as do modelo de 13 polegadas o qual pesará pouco mais do que 2 Kg.

Especificações
– Processador Sandy Bridge Core i5 a 2.3 GHz e com 3 MB cache (dual-core)
– 4 GB de memória RAM DDR3 a 1333 MHz
– Disco Rígido de 320 GB de 5400 rpm
– Ecrã Glossy de 13 polegadas com resolução de 1280×800
– Placa Gráfica – Intel Graphics GPU HD 3000 com 384MB de RAM de memória partilhada
– Webcam com tecnologia Facetime de Alta Definição
– Superdrive de 8x
– Porta Thunderbolt com suporte para dispositivos I/O e conectores Mini Displayport de alta velocidade
– Slot para cartões SDXC, uma entrada Firewire 800 e duas entradas USB 2.0
– Saída de áudio digital
– Keyboard com backlit
– Peso deste modelo 2,04 Kg

Consultar o Orçamento de Estado para o Ano de 2011

Neste último ano troquei de “jornal diário na Internet”. Passei do Jornal Público para a TSF porque o primeiro tem sido inundado por comentários que distraem-nos completamente da leitura dos nossos artigos (desnecessariamente). Para além disso, parece haver uma tendência para debitar notícias ao segundo em vez de existir uma preocupação em escrever um bom artigo. Parece-me a mim que estes factos só estão a prejudicar a edição online quando comparado com a edição escrita mas enfim cada um escolhe o que lê.

Tudo isto a propósito do Orçamento de Estado que foi disponibilizado em formato PDF no site da TSF. O link para efectuar o download do ficheiro é este: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1687420

A minha quase aposta no Twitter de que o Orçamento de Estado ia ser entregue num formato alternativo não se confirmou.

“Notícia de última hora! O OE vai ser entregue este ano num dispositivo “Etch A Sketch” http://bit.ly/4jKlXv

Ou seja, twitt não confirmado e debitado ao segundo por mim. lol ;)

Adenda:

– Este artigo foi escrito a título informativo e apenas para facilitar o acesso ao documento por parte dos internautas, nada mais.

– Os documentos com o relatório completo do orçamento e os seus respectivos mapas estão finalmente disponíveis na Internet e na página do Governo.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MF/ProgramaseDossiers/Pages/20101015_MFAP_Doss_OE2011.aspx

Um Fenómeno Chamado Twitter

Logotipo do TwitterBarack Borat ou Homer Simpson? Votaria nestas personagens? Eu sem dúvida que sim, nas duas ao mesmo tempo! :)

Ando há poucos meses nas andanças do Twitter e, para além de ter descoberto o seu potencial, descobri utilizadores com uma queda especial para a escrita. Alguns no campo do humor, outros no das ideias bestiais e curtas.

É engraçado ao que um limite de 140 caracteres nos obriga. Há que pensar em encurtar a mensagem e dar o máximo de significado a cada palavra escrita.

Eu estou a gostar particularmente do desafio e do conceito desta ideia tão inovadora e com tanto sucesso. É simplesmente genial. No entanto, custa-me ainda compreender aquelas mensagens de personagens que escrevem coisas do género: “- Agora, vou tomar banho; – Agora, estou a comer; – Estou a comprar fruta; etc…”. Também, não entendo o pessoal que passa a vida a utilizá-lo como chat e depois queixa-se dos momentos em que o site está sobrecarregado com tráfego de dados. Porque não usar um software de Internet Messaging como o Messenger? Por exemplo.

O papel que o software do “passarinho azul” teve nas eleições iranianas de 2009 é, também, um fenómeno interessantíssimo de se analisar. A ferramenta deu poder, talvez pela primeira vez na história, a um número elevadíssimo de pessoas que quase em directo puderam denunciar a repressão de um regime totalitário. Contudo, neste momento particular, considero que o Youtube foi mais importante porque do seu lado teve o poder da imagem. Mas claro, nem todos nós temos uma câmara de vídeo sempre à mão e, como diz o velho ditado, a caneta é a mais forte quando a usamos como uma arma (neste caso, uma “caneta digital”).

Bem, no início, o que eu queria mesmo neste artigo era falar sobre os meus dois personagens favoritos na esfera do “pássaro azul”. Mas, como não tenho um limite “x” de palavras, acabei por “esticar-me” além das 140 letrinhas. O conceito do Twitter resolveria este pequeno problema! ;)

Quem quiser pode seguir-me em http://www.twitter.com/flechaquebrada

Cumprimentos! :)

Uma Prenda Especial para o Dia das Bruxas

Halloween - Loja
Prendinhas

Uma cadeia francesa de produtos de novas tecnologias lançou, há poucas horas, uma promoção especial do Dia das Bruxas que captou o meu particular interesse.  Em regra, aos olhos dos comuns dos mortais, as promoções da loja costumam valer a pena. No entanto, desta vez o preço não é o factor de interesse. Observem o meu “screenshot”…

Quem é que raio vai comprar uma moto-serra no Halloween?! O Freddy Krueger?

Esta é de morte! A piada, claro… e o marketing. :)

A Hora de Inverno e As Suas Regras

Nova HoraNão se esqueçam, durante esta madrugada de Domingo os relógios em Portugal vão atrasar a uma hora.

Para que a regra fique presente para todos os anos (e ninguém se esqueça, eu principalmente), vou parafrasear um pouco a norma estabelecida no nosso país para a mudança de hora. Assim, de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março, a hora legal no país deverá ser atrasada em sessenta minutos às duas horas da manhã do último Domingo de Outubro. Após concretizada esta alteração, dar-se-á início ao período da designada “Hora de Inverno”. Apontado! :)

O Novo Windows 7

“Como pioneiro do download do Windows 7 em Portugal, queremos desafiá-lo a ser o primeiro a participar nesta festa de lançamento a acontecer na Worten do Centro Comercial Colombo, às 23:30 de dia 21 de Outubro de 2009!

Habilite-se a ganhar um dos 7 portáteis Toshiba T130 já com o novo sistema operativo.

Até amanhã!”

Tenho pouquíssimo tempo. Recebi este convite da Microsoft por ter participado na fase de testes do novo sistema operativo (como membro da comunidade MSDN). As festas vão multiplicar-se um pouco por todo o mundo e, claro, nós não podíamos escapar.

Eu não tenho por hábito participar em concursos do género mas de qualquer modo posso passar a informação que me mandaram para quem esteja interessado em participar. A probabilidade pode baixar mas sempre são 7 portáteis da Toshiba para dar amanhã. ;)

O Relatório de Obras

Uma Maça FelizPronto! Parece que acabei as mudanças e já posso utilizar a minha nova casa. Faltam algumas “afinações” mas como costuma dizer-se, estas podem ir fazendo-se…

Sendo assim, já completei a migração dos artigos e comentários do endereço anterior pelo que poderão navegar livremente no blogue e encontrá-los todos aqui.

Sobre os comentários, fica uma nota de que todos eles foram inseridos manualmente e poderão existir alguns erros nas páginas que estão associadas ao vosso nome. Se alguém quiser rectificar ou alterar a sua página pessoal eu farei a sua correcção de bom grado. Basta que efectuem o mesmo comentário com os dados correctos no artigo em questão para que eu proceda à substituição dos mesmos no comentário antigo.

Outra nota. Descobri que muitos comentários ficaram “sozinhos” sem resposta durante a permanência no blogspot. Ficam as minhas desculpas, não foi por pretensão minha mas sim por “burrice tecnológica” da minha parte (não configurei devidamente o blogger para ser notificado dos mesmos). Ou seja, oops!

Em relação ao design do novo blogue. Espero que gostem da minha escolha pois preferi o fundo branco ao azul porque é muito mais versátil para as imagens e facilita a leitura dos artigos. E claro, porque vocês não sabem o quanto eu queria ter um! eh eh… Em relação à estética, acho que enquadra-se perfeitamente no género “keep it simple”, o meu estilo e filosofia de vida favoritos. :P

Finalmente, fica uma especial palavra de agradecimento a quem tenha reservado alguma atenção a este relatório pois significa que seguem o blogue há algum tempo. Aos outros,  ficam os votos de que os futuros “posts” sejam do vosso interesse.

Obrigado pela 1ª visita,
Cumprimentos a todos! :)

Bruno Santos

Auch! Uma Previsão Errada

CromosOntem vesti o segundo par de orelhas do Star Trek e divulguei a minha previsão para a nova geração de produtos da maçã. O grande tiro no escuro apontava para o aparecimento de um novo portátil de 13 polegadas pertencente à sua linha profissional.

Well… não podia estar mais errado pois não foi anunciado nenhum computador dentro do género durante a conferência de São Francisco. As novas propostas para os portáteis desta dimensão e respectiva armação são exclusivas aos produtos da gama não-profissional.

De entre todas as novidades, a maior foi a da inclusão duma placa gráfica embutida fabricada pela Nvidia. Os benchmarkings demonstram que esta irá trazer um ganho substancial de performance em relação à anterior placa da Intel.

A minha previsão de ontem não foi casual pois fundamentei-a em dois rumores que circulavam pela Internet.

O primeiro era a existência de dois novos moldes metálicos para portáteis de 13,3 e 15,4 polegadas. Este rumor, que se veio a confirmar, apontava para um novo processo de fabrico utilizado pela Apple que será aplicado aos novos portáteis. Isto significava na altura que existiria uma actualização a pelo menos dois modelos.

O segundo rumor foi importante na minha suposta antecipação e ânsia por uma notícia exclusiva. O rumor corria num fórum conhecido e apontava claramente para a não-modificação do design do MacBook o qual manter-se-ia dentro do seu formato inicial. Ou seja, por uma questão de marketing a actualização estética deste modelo não se justificaria. Mas a actualização veio de facto a verificar-se e Bruno… a tua previsão estava errada! Eh eh… não acho piada ;)

Nestas duas últimas semanas acedi, mais uma vez, a um fenómeno recente de culto por uma marca comercial. Estes episódios caracterizam-se por um certo fanatismo e euforia por notícias que correm em cima da hora e pelo número vertiginoso de rumores que antecede estes eventos. Deixo então duas pequenas notas.

A primeira é de que sim, estou “doente” e gosto da sensação de ser entusiasta. Contudo, não alinho no comportamento fanático de quem defende com unhas e dentes uma marca comercial cuja intuito é gerar lucro.

A segunda é de que não haverá prémio como em Janeiro de 2008 :) Paciência…