Ubuntu SNAP Store – Update / Refresh

Printscreen de Ubuntu Snap Store

No sistema operativo Linux Ubuntu os utilizadores podem deparar-se com um problema de actualização da Snap Store (aplicação com o nome Ubuntu Software). O erro apresentado não permite efectuar o update desta App e o utilizador/a pode estar a tentar efectuar o reinício e o encerramento do programa por várias vezes.

A solução para este problema é muito simples e pode ser efectuada através do Terminal do Ubuntu.

Primeiro, deve encerrar a janela do Ubuntu Software. De seguida, acedemos ao Terminal e introduzimos o seguinte código para encerrar por completo a Snap Store:

killall snap-store

Depois, vamos efectuar um comando para actualizar a Snap Store e todos os seus componentes:

sudo snap refresh

Os comandos são introduzidos com as devidas credenciais de administrador do sistema operativo. E pronto, no final já está realizado o update da aplicação.

Uma nota adicional para quem quer actualizar outros pacotes do Ubuntu com maior facilidade. Para este efeito existe um programa de nome “Synaptic Package Manager” que está disponível no Ubuntu Software. Através desta aplicação existe uma opção com o nome de “Mark All Upgrades” que apanha pacotes que não estão disponíveis no “Software Updater”.

Quando se acciona a opção “Mark All Upgrades”, a aplicação faz uma pesquisa completa por todos os pacotes de software que estão instalados e detecta os que estão com actualizações em falta. Se houver disponibilidade, é apresentada a opção “Mark additional required changes”. Deve-se clicar em “Mark” nas opções e depois em “Apply”. Todas estas operações requerem direitos de administrador para serem devidamente executadas.

Intel Watchdog Timer Driver (Intel WDT no Windows 10)

Microsoft Windows 10

O Windows 10 dificultou a instalação personalizada de drivers no sistema operativo. Por um lado, a instalação automática facilita a utilização dos dispositivos que utilizam o sistema operativo da Microsoft. No entanto, por outro lado, a instalação de drivers específicos para componenentes de diversas máquinas é uma tarefa ingrata para o comum dos utilizadores.

Vejamos o caso deste driver da Intel. O Intel Watchdog Timer Driver não é um driver que se instale logo à primeira. Porquê? Porque o driver está escondido na aplicação “Gestor de Dispositivos” sob a designação de “Recursos da Placa Principal”.

Assim, deverá proceder à actualização manual recorrendo ao “Gestor de Dispositivos”. Se ainda não sabe, o gestor de dispositivos é o local ideal para a manutenção e actualização dos drivers do computador na versão 10 do Windows.

Em breve colocarei aqui umas capturas de ecrã. No entretanto passarei à explicação através de um esquema de passos.

Tenha em atenção que este é um procedimento normal mas, contudo, não poderei ser responsabilizado por eventuais conflitos que possam surgir na sequência desta ou outra actualização. A situação de conflito de uma “actualização via Windows” é rara mas poderá surgir se o driver da empresa responsável em questão estiver mal programado ou se o seu componente estiver danificado. Fica registada esta pequena nota importante.

Actualização de drivers da Intel

  1. Desloque o rato (sem clicar) até à “Janela do Windows”.
  2. De seguida, clique com o botão direito do rato sobre a “Janela do Windows”.
  3. Agora seleccione a opção Gestor de Dispositivos que se encontra debaixo da opção Sistema.
  4. Agora encontrará uma aplicação com uma lista de diversos componentes existentes no seu computador ou tablet da Intel.
    1. Nota #1: a partir desta aplicação poderá actualizar ou resolver eventuais conflitos ou problemas existentes nos diversos componentes.
    2. Nota #2: o procedimento para actualização de componentes é semelhante ao que será aplicado neste componente da placa-mãe (que se designa vulgarmente de Motherboard, dependendo da sua preferência).
  5. – Antes então de actualizar o componente da Intel, deverá aceder à opção “Ver” que se encontra na barra superior da aplicação.
    1. Importante: na opção “Ver” seleccione a opção Mostrar dispositivos ocultos. Se não efectuar este passo, é altamente provável que não encontre a opção em questão e não consiga resolver o problema da actualização.
  6. Agora, aceda à lista de componentes que se encontra na janela principal da aplicação e seleccione Dispositivos de Sistema (a lista revelará uma sub-lista com um número considerável de componentes e dispositivos).
  7. Encontre, então, nesta lista uma ou várias opções com a designação de “Recursos da placa principal”.
    1. Se encontrar duas ou mais entradas não se apoquente, terá de realizar o passo seguinte em cada uma das entradas.
  8. Agora, clique com o botão direito sobre a entrada “Recursos da placa principal” e escolha a opção Atualizar controlador do Software… 
    1. Nota: este passo pode ser aplicado em qualquer controlador existente no Windows e disponibilizado na aplicação Gestor de dispositivos
  9.  Seleccione a opção “Procurar automaticamente software do controlador atualizado”. O Windows 10 encarregar-se-á da actualização correcta do componente. Neste caso, estaremos a lidar com os drivers (“controladores” em português) dos Recursos da placa principal”.
  10. Repita este passo para qualquer controlador dos componentes existentes no Windows 10. O sistema operativo fará o download ou transferência dos drivers em questão.
    1. Se o componente estiver já actualizado, a Microsoft indicar-lhe-á que não é necessário proceder à actualização dos componentes em questão.

Pronto, está então resolvido o problema daquela actualização que lhe está a dar a volta à cabeça há algum tempo.

Alterações no Twitter

Logotipo do TwitterMais espaço para mensagens

O Twitter vai “aumentar” o limite de 140 caracteres para todas as publicações dos utilizadores mantendo os mesmos 140 caracteres como limite. Confuso, não é? Nem por isso, não para os fãs do Twitter.

Se é um utilizador desta rede social certamente já deparou-se com constrangimentos de espaço na publicação das suas mensagens. O princípio basilar do Twitter é o seu limite de 140 caracteres, uma característica distintiva que é explorada ao limite pela companhia responsável pelo Twitter.

Os utilizadores desta rede social costumam inserir com frequência menções a outros utilizadores com uma expressão precedida do símbolo “@” em conjunto com o nome de utilizador. As menções contam como espaço total e diminuem o limite de 140 caracteres, de acordo com a dimensão do utilizador em causa.

Quanto maior a extensão de um nome de utilizador, menor o espaço que um outro utilizador tem disponível para escrever uma mensagem em formato de resposta. Dentro de poucos meses tudo isto mudará. As menções a outros utilizadores deixarão de ser contabilizadas no limite de 140 caracteres e libertarão assim espaço precioso para as suas mensagens.

A boa notícia não termina aqui. Os endereços URL de Internet que muitas vezes estão ou são incluídos nas publicações deixarão, também, de ser contabilizados no limite total de caracteres.

Ou seja, em breve estes dois elementos serão “invisíveis” aos olhos do limitador de espaço do Twitter. Esta mudança enriquecerá os conteúdos da rede social e trará um pouco mais de justiça entre utilizadores.

Assim que esta alteração entrar em efectividade, os 140 caracteres atribuídos como limite a todos os utilizadores respeitarão única e exclusivamente ao texto da sua mensagem. Ou seja, mais espaço para o mesmo limite de texto.

Jolla – Uma porta de entrada para a Nokia

A Microsoft adquiriu em 2014 a divisão de dispositivos móveis da Nokia. A decisão da empresa norte-americana havia sido anunciada no ano de 2013 e já se adivinhava desde que Stephen Elop ditou o fim do sistema operativo Symbian e abandonou o desenvolvimento da plataforma MeeGoo (uma das bandeiras da equipa de desenvolvimento da Nokia).

A cisão da marca finlandesa com a plataforma MeeGoo (baseada no sistema operativo Linux) fez com que a Nokia abraçasse o sistema operativo Windows Phone da Microsoft. Embora inicialmente não aparentasse ser uma boa decisão, a aposta de Stephen Elop revelou ser a opção certa para colocar de novo a Nokia numa posição de relevo no concorrido mercado dos smartphones.

A identidade da marca junto dos consumidores não afastou-se, de modo algum, daquela que possuía antes de abraçar o projecto Windows Phone. Aliás, é expectável que esta mesma venha a reforçar a sua posição no mercado e beneficiar consideravelmente da “união” com a empresa norte-americana.

No entanto, desenganem-se aqueles que consideravam que a Microsoft “andaria à boleia” do nome da marca finlandesa. A Nokia enquanto marca de telemóveis viu a sua existência cessada pela empresa norte-americana e pura simplesmente verá a sua identidade desvanecer-se nos meandros da história dos dispositivos de telecomunicação.

A Nokia não deixou nem deixará de existir como empresa dado que apenas vendeu a sua divisão de telemóveis. A empresa continuará presente em segmentos específicos da área de telecomunicações e manterá a sua divisão de software responsável pela plataforma Here Maps, de entre outros projectos.

(Continua em breve…)

iWork’11 – Available Exclusively for Download

“Apple’s revised plans currently call for the company to launch the new productivity suite alongside the forthcoming Mac App Store, these same people say. The applications included in the bundle — Pages, Numbers and Keynote — will be available for purchase individually when the Mac App Store debuts.

Those familiar with the matter said it remains undecided whether Apple will also release a retail box version of the iWork suite, as it has been sold previously. Alternatively, it could become the first piece of major Mac software from the Cupertino-based company to be available exclusively online.”

source

iTunes Live Streaming

A text label for “iTunes Live Streaming URL” discovered in iTunes 10.1 suggests Apple’s announcement tomorrow will indeed launch the iTunes Live brand it trademarked earlier this year.

(…)

In May, Apple trademarked the brand “iTunes Live,” leading to speculation it would launch a live streaming service, likely based in part on its Lala acquisition. However, Apple’s ability to launch its streaming media service–long believed to be a cloud storage solution for users rather than a subscription service–has been held up by negotiations with labels, who want additional licensing fees from Apple for allowing users to play back their own music from Apple-hosted remote storage.

(…)

In May, Apple filed to trademark the brand “iTunes Live,” describing it as “online retail store services in the field of entertainment featuring prerecorded musical, audio and audiovisual content.

from AppleInsider

Apresentação do “Mac OS X Lion” da Apple

Oh boy. New Air? Verizon iPhone? Jobs grows a huge beard? Probably not. Apple wants to talk about “what’s new for the Mac,” which could mean some hardware — but the company definitely wants to talk software too. See that lion sneaking around behind the logo? Apple is bringing the media out to Cupertino to discuss (amongst other things) the next version of OS X. That’s right — a non-mobile product. If you think it’s too early for 10.7, don’t worry…

http://www.engadget.com/2010/10/13/apple-to-hold-media-event-october-20th-well-be-there-live/

Apresentação do Novo Tablet da Apple

“I spoke to a source at Apple this morning, before the invite hit my inbox, who said the event would likely focus on three projects: The tablet device, iPhone 4, and a new round of iLife 2010 software,” Morris wrote. “While we won’t see new iPhone hardware just yet, we will see the next-generation software.”

Morris went on to offer a caveat that Apple sometimes changes its mind about what products to introduce at the last minute. He noted last September’s iPod unveiling, when a new iPod touch was introduced without a camera due to rumored technical issues. Sources have told AppleInsider that the company still intends to add a camera to a future iPod touch.

The report also follows a rumor from earlier this month that Apple could ship a multi-touch version of iWork when the tablet debuts. It was not said whether iLife 2010 would be available for the tablet.

http://www.appleinsider.com/articles/10/01/18/tablet_iphone_os_4_0_ilife_2010_confirmed_for_apple_event_report.html

Adenda: nove dias mais tarde a marca apresentou pela primeira vez o “revolucionário (?)” iPad (no dia 27 de Janeiro de 2010).

Panda Cloud Antivirus (download)

Panda Cloud Antivirus

Ontem, foi lançada a versão final do novo anti-vírus da Panda Security. A novidade é que é um dos primeiros a funcionar segundo o conceito de “cloud computing” (“computação em nuvem”, se quiserem uma tradução literal). E o que é que isto significa? Significa que a maioria do processamento de dados será efectuado pelos servidores da empresa de anti-vírus em vez do computador do utilizador, como acontece tradicionalmente.

Não está nos meus planos instalar o software no meu computador. No entanto, recomendo o seu download a quem queira usufruir duma versão gratuita e completa desta aplicação. A crítica da imprensa especializada tem sido claramente favorável e o feedback dos utilizadores têm sido positivo em relação à sua utilização (simples e com consumo de poucos recursos). Assim, penso que o software será uma óptima solução para quem esteja farto do seu anti-vírus ou simplesmente queira mudar para uma versão sem qualquer custo.

Fica aqui o link para download: http://www.cloudantivirus.com/

Partilhem a vossa experiência! :)

O Novo Windows 7

“Como pioneiro do download do Windows 7 em Portugal, queremos desafiá-lo a ser o primeiro a participar nesta festa de lançamento a acontecer na Worten do Centro Comercial Colombo, às 23:30 de dia 21 de Outubro de 2009!

Habilite-se a ganhar um dos 7 portáteis Toshiba T130 já com o novo sistema operativo.

Até amanhã!”

Tenho pouquíssimo tempo. Recebi este convite da Microsoft por ter participado na fase de testes do novo sistema operativo (como membro da comunidade MSDN). As festas vão multiplicar-se um pouco por todo o mundo e, claro, nós não podíamos escapar.

Eu não tenho por hábito participar em concursos do género mas de qualquer modo posso passar a informação que me mandaram para quem esteja interessado em participar. A probabilidade pode baixar mas sempre são 7 portáteis da Toshiba para dar amanhã. ;)