As Novidades da Apple (endereço anterior)

Telegrama: Bingo para quatro (três) das quatro previsões. No artigo anterior, sobre o novo iPod Touch e novidades da Apple, parecem existir alguns problemas com o endereço do “post” que contém o símbolo “ª”. Aqui fica um outro link se desejarem aceder à página em questão:

http://www.flechaquebrada.org/index.php?p=1243


Update: afinal acertei em todas » Beatles remasterizado pela Apple e EMI Music

Ipod Touch de 3ª Geração

Novo iPodHá artigos que estão na gaveta do blogue há meses e alguns deles até estão relacionados com algumas novidades tecnológicas que já não o são. O novo browser Opera 10 quando estava na sua fase beta, por exemplo.

O perfeccionismo só dá para os acumular e como só há tempo para as rápidas cá estão algumas novidades tecnológicas e “adivinhas”:

A Apple vai organizar amanhã um evento para apresentar ao mundo a sua nova linha de iPod’s. Irá também certamente, disponibilizar novos conteúdos multimédia na sua iTunes Store (a menina dos olhos de ouro da marca) e, consequentemente, lançar uma nova actualização do seu software iTunes para a versão 9.

Entre as novidades na sua linha de leitores de Mp3, é praticamente certo que haverá uma nova geração de iPod’s Touch.

Mais. Há quem tenha algumas dúvidas mas o nome do evento, “It’s Only Rock and Roll’ Media Event”, pode sugerir que haverá uma novidade há muito antecipada. Será essa a da disponibilização do catálogo dos Beatles na loja online da Maçã?

Amanhã, veremos.

Mais um Código Da Vinci…

A Última Ceia
A Última Ceia

Há momentos atrás, li a notícia de que um músico italiano afirma ter descoberto uma partitura no famoso quadro “A Última Ceia de Cristo”.

Segundo o autor da descoberta, Giovanni Maria Pala, a composição musical encontra-se codificada no célebre quadro, sendo a sua leitura efectuada da direita para a esquerda. Uma particularidade característica de Leonardo da Vinci como afirmam diversos historiadores.

No seu livro “La Musica Celata” (A Música Escondida ou Oculta – tradução livre), o músico descreve a composição musical como sendo suficientemente melódica para a apelidar de um Hino a Deus

Bem… assim no imediato, apenas reconheço um estilo análogo… o do escritor Dan Brown que na sua obra descreve detalhadamente o deslindar dum enigma que revela “o maior segredo da história da Humanidade”.

A descrição do escritor é muito interessante e a do músico também o parece ser, segundo a minha leitura no artigo da CNN. No entanto, a lógica desta descoberta não prova necessariamente a sua veracidade. A verdade é que ultimamente tem havido sempre uma obra dentro de uma obra-prima.

Os Meus Filmes de Sempre, A Missão (1986)

Capa do Filme "A Missão"
Capa do Filme "A Missão"

Desconheço grande parte da obra do realizador Roland Joffé mas posso afirmar descontraidamente que esta é uma obra-prima do realizador inglês.

O filme tem uma forte componente histórica, tem como pano de fundo o conflito entre os padres Jesuítas e os reinos de Portugal e Espanha que antecede e sucede à assinatura do Tratado de Madrid.

No tratado foi acordado entre os dois reinos uma expansão territorial do império Português em detrimento de território sul-americano pertencente a Espanha. Até então, a posse do território em questão havia sido estabelecida na assinatura do Tratado de Tordesilhas.

No filme, é retratada em particular a vida de Rodrigo Mendoza (Robert de Niro) que procura a absolvição dos seus pecados e a do padre jesuíta Gabriel (Jeremy Irons), dividido entre os valores humanistas do cristianismo e o poder de quem representa institucionalmente a mesma religião.

Para além deste retrato, temos a oportunidade de conhecer as várias comunidade jesuítas que disseminaram a cultura europeia e o cristianismo junto dos Guarani, indígenas do continente sul-americano, e, as várias personagens políticas implicadas na assinatura do tratado.

Há que acrescentar que a beleza do filme é indissociável da majestosa banda sonora que o acompanha e que é um trabalho monumental do compositor Ennio Morricone. É uma experiência poderosa se sentirmos na sua essência os sons, o filme e os valores nele representados.

Está na minha lista de favoritos e é um daqueles filmes de sempre :)

——

Som Clique aqui e oiça algumas samples da banda sonora

O Segundo Álbum de James Blunt

James Blunt em ConcertoHá uns dias atrás, num daqueles momentos musicais onde recordei e revivi inúmeras canções como a do post anterior, questionei-me sobre qual seria o paradeiro de um daqueles cantores que ouvi… não procurei resposta.

No entanto, a resposta encontrou-me a mim ontem por puro acaso. Num dos habituais mails da musicstore da maçã vinha a imagem de James Blunt a anunciar o seu novo álbum.

Assim, neste mês de Setembro, o cantor inglês apresentará o seu segundo álbum intitulado “All the Lost Souls”. O seu novo trabalho será recebido com expectativa pois os fãs depositam uma enorme confiança de que será um sucesso tal como o primeiro. Em Setembro confirmaremos…

——
preview na loja da maçã

Memórias, Creedence Clearwater Revival

Creedence Clearwater Revival
Creedence Clearwater Revival

Bandas de sempre…

“Long as I remember the rain been comin down.
Clouds of mystry pourin confusion on the ground.
Good men through the ages, tryin to find the sun;
And I wonder, still I wonder, wholl stop the rain.

I went down virginia, seekin shelter from the storm.
Caught up in the fable, I watched the tower grow.
Five year plans and new deals, wrapped in golden chains.
And I wonder, still I wonder wholl stop the rain.

Heard the singers playin, how we cheered for more.
The crowd had rushed together, tryin to keep warm.
Still the rain kept pourin, fallin on my ears.
And I wonder, still I wonder wholl stop the rain.”

Letra da música,
Who`ll Stop The Rain

Um Pacto com a Tranquilidade

Norah Jones - Feels Like HomeTrânsito, horários, uma hora de atraso, duas ontem, hora e meia amanhã, trabalho de última hora, prazo falhado, um almoço rápido, um quase almoço… and so on and so on… enfim o dia-a-dia da grande maioria é inimigo de toda a tranquilidade.

Só apenas quando caímos em nós e acreditamos que já estamos em casa, pensamos “uff, menos um… ou mais um… dia.” Bem, não sei se convosco acontece mas a mim apetece-me apenas fazer nenhum e descontraír. No outro dia, conheci mais um antídoto para tamanho veneno: Feels Like Home.

O álbum da Norah Jones já é “algo velhinho”, 2004 penso eu, só que é daqueles que nunca passará de validade. A música é tão suave e harmoniosa. Naquele dia, a voz da Norah tratou as minhas preocupações até elas ficarem tão leves que puf!… desapareceram.

Gosto muito deste álbum e recomendo-o a quem procura alguma paz e descanso no final do dia.

O Continente Africano e o Tune Your World

Camponesas no Continente AfricanoAnna Shepard é colunista no jornal Britânico, The Times, e a autora do blogue Eco-Worrier, o qual recomendo vivamente a sua leitura regular.

Num dos seus posts, vim a descobrir o projecto Tune Your World que visa ajudar os músicos de países subdesenvolvidos e organizações não-governamentais. Entre os artistas, há vários de países de expressão portuguesa, como Sara Tavares, e uma secção dedicada a Portugal.

É uma ideia fantástica, descubram-na como eu descobri em TuneYourWorld.com