Microsoft Research – Computadores Quânticos e QuBits

A Microsoft está decidida a aplicar os princípios da computação quântica na “vida real” e a disponibilizar esta tecnologia aos grandes centros de investigação. Esta é uma área frequentemente abordada pela literatura científica e pela ficção, no entanto saiba que há uma divisão da Microsoft Research que está a trabalhar em exclusivo nesta área há praticamente duas décadas.

O projecto de investigação está, desde o seu início, sob a coordenação do matemático Michael Freedman e o seu grupo de desenvolvimento está muito próximo de aplicar os primeiros princípios práticos de escalabilidade e armazenamento de informação complexa com recurso a tecnologia de computação quântica.

Uma das grandes novidades é relativa à fiabilidade e escalabilidade do armazenamento de informação em formato de “qubits” (bits quânticos). Nesta segunda-feira, no seu evento Microsoft Ignite, a companhia norte-americana demonstrou a aplicabilidade da sua tecnologia num ambiente de computação quântica e com recurso a uma nova linguagem de programação que interage com o programa Microsoft Visual Studio.

Este é um passo significativo, dado que estaremos na emergência da universalização desta nova tecnologia, algo que possibilitará a comercialização e o acesso a recursos de computação quântica localizados em centros de dados dedicados para o efeito. Estes espaços de computação poderão muito bem vir a ser denominados de “datacenters quânticos”.

Saiba tudo em: https://news.microsoft.com/features/new-microsoft-breakthroughs-general-purpose-quantum-computing-moves-closer-reality/

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cOUrzxyng04 

Projecto LINEAR – Asteróide 1999 AN10 e Asteróide 2004 BL86

A missão LINEAR é um projecto da responsabilidade do Laboratório Lincoln do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O projecto, financiado por inteiro pela agência NASA e pela Força Área dos Estados Unidos, tem por objectivo primário aplicar a tecnologia e os conhecimentos adquiridos, durante a monitorização de satélites enviados para órbita do planeta Terra, na monitorização de asteróides com alta probabibilidade de passar junto à órbita da Terra.

A designação LINEAR é o acrónimo para “Lincoln Near-Earth Asteroid Research” que, numa tradução livre, poderá apresentar-se em português como “Centro de Pesquisa para Asteróides com Passagem Próxima à Terra”.

Em Setembro de 2011, o projecto já havia efectuado mais de 30 milhões de observações individuais, tendo detectado mais de 7 milhões de “objectos extraterrestres” em órbita solar. Entre estes 7 milhões de objectos foram encontrados 2423 asteróides com órbita próxima à do nosso planeta. Os investigadores do MIT atribuem a designação de NEO’s (near-Earth objects) aos astereóides com alta probabilidade de passagem junto à Terra.

A probabilidade de que um asteróide de dimensões significativas colida com o planeta Terra é quase certa (99,99%). No entanto, é importante ter em conta o espaço temporal em que a próxima colisão de proporções cataclismicas verificar-se-á. Muito provavelmente não será num futuro muito próximo. Embora haja um asteróide particular que está a criar inquietação na comunidade científica. Não pela sua próxima passagem mas, sim, pela passagem que terá a seguir a esta entre os anos de 2044 e 2046.

O asteróide 1999 AN10 tem uma órbita certa de passagem próxima à terra a 7 de Agosto de 2027. Os cálculos dos cientistas apontam para uma passagem com uma distância à Terra de cerca de 0,0026 Unidades Astronómicas (aproximadamente 390 mil quilómetros). Um estudo da NASA, publicado no ano de 1999 pelo cientista Paul W. Chodas e actualizado hoje dia 25 de Janeiro, indica que a passagem de Agosto de 2027 determinará a órbita da próxima passagem do asteróide 1999 AN10.

Os cálculos científicos, apresentados inicialmente há quase 16 anos atrás, apontam para uma relevância significativa na possibilidade da próxima passagem colocar o asteróide 1999 AN10, na sua segunda passagem, em rota de colisão contra a Terra. Os cientistas Andrea Milani, Steven Chesley, Giovanni Valsecchi e o astrónomo amador Frank Zoltowksi são os responsáveis pelos cálculos iniciais desta segunda trajectória.

Todavia, não há razão para alarmismo. A segunda passagem desta asteróide “ainda” dista cerca de 30 anos e a sua primeira passagem será a oportunidade ideal para avaliar devidamente o seu grau de perigosidade para o planeta Terra. A sua primeira passagem será a Agosto de 2027 pelo que não é necessário, até lá, avaliar o risco deste objecto em concreto. Importa sim, é avaliar a capacidade de resposta que teríamos face a um cenário hipotético de potencial colisão com a Terra ou até mesmo com a Lua.

É curioso que um cenário de colisão com o nosso satélite natural (a Lua) seja raramente abordado. Um indíviduo de senso comum saberá que a Lua é um elemento intrínseco ao nosso ecosistema e ao meio-ambiente. Qualquer cenário cataclismíco que altere ou modifique profundamente essa relação trar-nos-ìa consequências muito significativas enquanto seres-vivos.

Entre o dia 26 e 27 de Janeiro teremos a passagem do asteróide 2004-BL86. O asteróide foi descoberto pelo projecto LINEAR no dia 30 Janeiro de 2004. A passagem que o asteróide efectuará em 2015 não apresenta nenhum nível de perigosidade para o planeta Terra. Esta será mais uma oportunidade para os astrónomos amadores contemplarem, através dos seus telescópios, um fenómeno da nossa cosmologia.

Eleições Europeias 2014 (Resultados)

O Parlamento Europeu publicou um website onde são divulgados na íntegra os resultados das eleições europeias de Maio de 2014. O endereço é http://www.resultados-eleicoes2014.eu/

No website poderá encontrar os resultados globais (por famílias políticas europeias) e os resultados nacionais de cada país pertencente à União Europeia. Também são disponibilizados os dados comparativos com as eleições anteriores, realizadas no ano de 2009, entre outros dados estatísticos.

 

A Nova Rede Social da Google

A gigante norte-americana de tecnologia anunciou nesta terça-feira a sua mais recente aposta no mundo das redes sociais, o projecto Google+. Sem data de lançamento oficial ainda marcada, a versão de teste da rede social já se encontra online sendo possível obter na Internet o feedback de alguns dos seus utilizadores. A inscrição pode ser efectuada através de convite ou por registo directo no site http://plus.google.com/

Sendo um concorrente directo da rede Facebook que criou o famoso conceito do “Like/Gosto”, a Google introduz com esta rede alguns conceitos novos como por exemplo: o Huddle (chat em grupo entre vários amigos); Círculos (partilha selectiva de conteúdos); Sparks (agregação de elementos multimédia e texto de forma simplificada); e, os Hangouts (comunicação vídeo entre os seus amigos e outros utilizadores).

Se quer obter informação detalhada aceda a este website:

http://www.google.com/intl/pt-PT/+/learnmore/index.html

Thunderbolt – A Nova Tecnologia da Apple

A nova tecnologia de transmissão de dados será apresentada pela Apple nesta quinta-feira (por ocasião do aniversário de Steve Jobs e aquando da apresentação dos novos Macbook Pro). Baseada no projecto Light Peak da Intel esta parece ser uma alternativa de peso ao protocolo USB 3.0 dada a elevada disponibilidade de largura de banda (cerca de 10Gbps). No futuro poderá mesmo vir a tornar-se num substituto do Firewire 800.

Quanto às antecipadas especificações dos novos portáteis MacBook, a Mac Rumors já confirmou neste artigo as do modelo de 13 polegadas o qual pesará pouco mais do que 2 Kg.

Especificações
– Processador Sandy Bridge Core i5 a 2.3 GHz e com 3 MB cache (dual-core)
– 4 GB de memória RAM DDR3 a 1333 MHz
– Disco Rígido de 320 GB de 5400 rpm
– Ecrã Glossy de 13 polegadas com resolução de 1280×800
– Placa Gráfica – Intel Graphics GPU HD 3000 com 384MB de RAM de memória partilhada
– Webcam com tecnologia Facetime de Alta Definição
– Superdrive de 8x
– Porta Thunderbolt com suporte para dispositivos I/O e conectores Mini Displayport de alta velocidade
– Slot para cartões SDXC, uma entrada Firewire 800 e duas entradas USB 2.0
– Saída de áudio digital
– Keyboard com backlit
– Peso deste modelo 2,04 Kg

iTunes Live Streaming

A text label for “iTunes Live Streaming URL” discovered in iTunes 10.1 suggests Apple’s announcement tomorrow will indeed launch the iTunes Live brand it trademarked earlier this year.

(…)

In May, Apple trademarked the brand “iTunes Live,” leading to speculation it would launch a live streaming service, likely based in part on its Lala acquisition. However, Apple’s ability to launch its streaming media service–long believed to be a cloud storage solution for users rather than a subscription service–has been held up by negotiations with labels, who want additional licensing fees from Apple for allowing users to play back their own music from Apple-hosted remote storage.

(…)

In May, Apple filed to trademark the brand “iTunes Live,” describing it as “online retail store services in the field of entertainment featuring prerecorded musical, audio and audiovisual content.

from AppleInsider

Consultar o Orçamento de Estado para o Ano de 2011

Neste último ano troquei de “jornal diário na Internet”. Passei do Jornal Público para a TSF porque o primeiro tem sido inundado por comentários que distraem-nos completamente da leitura dos nossos artigos (desnecessariamente). Para além disso, parece haver uma tendência para debitar notícias ao segundo em vez de existir uma preocupação em escrever um bom artigo. Parece-me a mim que estes factos só estão a prejudicar a edição online quando comparado com a edição escrita mas enfim cada um escolhe o que lê.

Tudo isto a propósito do Orçamento de Estado que foi disponibilizado em formato PDF no site da TSF. O link para efectuar o download do ficheiro é este: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1687420

A minha quase aposta no Twitter de que o Orçamento de Estado ia ser entregue num formato alternativo não se confirmou.

“Notícia de última hora! O OE vai ser entregue este ano num dispositivo “Etch A Sketch” http://bit.ly/4jKlXv

Ou seja, twitt não confirmado e debitado ao segundo por mim. lol ;)

Adenda:

– Este artigo foi escrito a título informativo e apenas para facilitar o acesso ao documento por parte dos internautas, nada mais.

– Os documentos com o relatório completo do orçamento e os seus respectivos mapas estão finalmente disponíveis na Internet e na página do Governo.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MF/ProgramaseDossiers/Pages/20101015_MFAP_Doss_OE2011.aspx

Panda Cloud Antivirus (download)

Panda Cloud Antivirus

Ontem, foi lançada a versão final do novo anti-vírus da Panda Security. A novidade é que é um dos primeiros a funcionar segundo o conceito de “cloud computing” (“computação em nuvem”, se quiserem uma tradução literal). E o que é que isto significa? Significa que a maioria do processamento de dados será efectuado pelos servidores da empresa de anti-vírus em vez do computador do utilizador, como acontece tradicionalmente.

Não está nos meus planos instalar o software no meu computador. No entanto, recomendo o seu download a quem queira usufruir duma versão gratuita e completa desta aplicação. A crítica da imprensa especializada tem sido claramente favorável e o feedback dos utilizadores têm sido positivo em relação à sua utilização (simples e com consumo de poucos recursos). Assim, penso que o software será uma óptima solução para quem esteja farto do seu anti-vírus ou simplesmente queira mudar para uma versão sem qualquer custo.

Fica aqui o link para download: http://www.cloudantivirus.com/

Partilhem a vossa experiência! :)

Videoconferência no Novo iPhone 4G

iPhone de 4ª Geração

Será que é desta que o telemóvel das “mil maravilhas” vai ter videoconferência? Uma características que os outros já possuem há alguns anos.

Bem, os boatos parecem apontar para que essa “pequena evolução” venha realmente a acontecer – reparem na imagem, no canto superior-esquerdo.

Contudo, parece-me uma transição inevitável para um gadget que custa várias centenas de euros e propagandeie a rede de terceira geração (3G), quase como que se a tivesse criado. Alguns utilizadores da Apple também têm passado essa mensagem.

O atraso deste “telemóvel”, em relação à videoconferência, é muito semelhante à incapacidade de recepção e envio de mensagens MMS (salvo alguns truques), uma situação relativamente recente. Fica assim então, a curiosidade e expectativa em relação ao iPhone de 4ª geração. Vamos ver…

A Hora de Inverno e As Suas Regras

Nova HoraNão se esqueçam, durante esta madrugada de Domingo os relógios em Portugal vão atrasar a uma hora.

Para que a regra fique presente para todos os anos (e ninguém se esqueça, eu principalmente), vou parafrasear um pouco a norma estabelecida no nosso país para a mudança de hora. Assim, de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março, a hora legal no país deverá ser atrasada em sessenta minutos às duas horas da manhã do último Domingo de Outubro. Após concretizada esta alteração, dar-se-á início ao período da designada “Hora de Inverno”. Apontado! :)