Desastre Ambiental no Mar Negro

fq018Durante esta madrugada a região do Mar Negro foi fustigada por uma violenta tempestade com ventos superiores a 120km/h. A violência da tempestade foi semelhante à que ocorreu há um par de dias atrás no norte da Europa mas os danos provocados por esta última atingiram proporções alarmantes.

Ao início da tarde as autoridades russas comunicavam que três cargueiros de grande porte haviam naufragado ao longo do Mar Negro transportando consigo uma quantidade considerável de matérias-primas perigosas e altamente poluentes.

Um deles, o petroleiro russo Volganeft-139, transportava consigo 4000 toneladas de fuel-óleo e segundo é divulgado o navio “partiu-se em dois” e está neste momento a derramar toda a sua carga sobre o mar.

Outros dois, os navios de carga Volnogorsk e Nakhichevan, também perderam a sua carga perigosa e derramaram sobre o mar milhares de toneladas de enxofre, uma substância altamente prejudicial ao ambiente marinho.

Neste momento, a agência russa RIA Novosti reporta que há vítimas mortais a registar entre os marinheiros e mais naufrágios cujos pormenores ainda “faltam apurar”. Para além disso, o ministério russo para situações de emergência (EMERCOM) emitiu, há uma hora atrás, um comunicado de alerta para a ocorrência de outra violenta tempestade durante a noite de hoje.

Nos próximos dias teremos a oportunidade de avaliar a verdadeira dimensão desta catástrofe.