Opera Mini 5

Opera MiniO principal browser da Opera Software não têm uma fatia de utilizadores significativa no mercado. No entanto, a sua versão para desktop é uma das mais completas e seguras soluções do género. Tem e-mail, chat, widgets e até um programa do género bittorrent dentro do navegador (browser). Por razões profissionais, eu utilizo quatro navegadores diferentes para testar páginas html e este, juntamente com o Firefox, está entre os meus favoritos.

Agora, é provável que a maioria dos utilizadores portugueses desconheça a versão móvel deste software. A sua versão Java é decididamente a minha escolha de eleição pois funciona em quase todos os telemóveis que suportem esta linguagem. O Opera Mini instala-se com uma facilidade tremenda e é extremamente funcional mas há duas características que sobressaem de todas elas: a capacidade de compressão das imagens durante a navegação e a possibilidade de navegar sem estas. Ou seja, com os tarifários elevados que as operadoras móveis praticam é possível reduzir a factura ao final do mês. Utilizo-o com alguma frequência e isso permite-me usufruir dos escassos 75MB que a operadora disponibiliza-me por cinco euros por mês.

Há alguns dias atrás, descobri que esta pequena maravilha da tecnologia está prestes a passar para a sua 5ª versão. Apesar de ainda estar numa fase experimental, testei-o já no meu modesto telemóvel e fiquei admirado com os “efeitos especiais” deste software. Por pouco até me pareceu que tinha nas mãos um clone do iPhone (diga-se de passagem que o telemóvel da Apple não possui nenhuma versão deste software).

Para além do “restyling” total, a equipa norueguesa  melhorou também algumas das funcionalidades do software. Com tudo isto, apesar de ainda estar numa fase de teste, recomendo-o vivamente a quem o queira experimentar e, claro, diminuir a factura do seu telemóvel.

2 comentários em “Opera Mini 5”

  1. Bem, depois de ver este artigo fui logo buscar o browser para o meu tlm:) estou so a espera q instale para experimentar! Obrigada pela dicaa

  2. Teresa, depois de habituares-te ao Opera Mini vais ver que é uma maravilha ao final do mês por causa do tráfego e da factura. Eu agora não tenho oportunidade de o utilizar porque cancelei a mensalidade de 5€ com a operadora. Depois partilha a experiência ;)

Os comentários estão fechados.